Palacete da Família Pereira
Num dia todo dedicado aos abandonados, fomos em direção ao Palacete da Família Pereira. Já conhecíamos este abandonado, mas ainda não tínhamos tido a possibilidade de o visitar. Fomos passar o fim de semana fora e lá fomos nós a caminho deste palacete, também conhecido pelas gentes da terra como Palacete dos Brasileiros.
Apesar da sua difícil entrada, devido a ficar junto a uma estrada bastante movimentada, lá conseguimos entrar, e ficamos bastante estupefactos com o seu interior. Já praticamente nada restava daquele palacete!
Feliz ou infelizmente, o palacete foi utilizado como escola secundária, o que ditou o fim ao que era um palacete tão adorado pelas pessoas da freguesia. Após ter ficado preso entre dos pisos, devido ao chão estar completamente podre, lá fomos explorar o local. Com muito cuidado, quase como passinhos de bebé fomos entrando num e outro quarto, mas o cenário era praticamente sempre o mesmo, mesas reviradas, cadeiras espalhadas, folhas sem fim, paredes praticamente destruídas, tetos inexistentes e claro, imensos buracos no chão.
Composto por rés-do-chão, primeiro e segundo andar, este palacete construído provavelmente no século XIX tinha diversas divisões, vários quartos, várias salas, e ainda uma cozinha, que mais tarde foi aproveitada como refeitório para os alunos.
Sobre a sua história praticamente nada sabemos, apenas que foi construído por Portugueses emigrados dos Brasil e que na altura desta construção foram construídos mais dois. Desses três palacetes, hoje em dia, existe um restaurado e habitado, um que infelizmente foi demolido para construção de uma moradia unifamiliar e claro, o palacete que apresentamos aqui no blog.
Sabemos que no mesmo terreno do palacete existia um outro edifício que teria sido construído também para escola. Passado duas décadas do seu abandono, já no ano de 2010 houve uma derrocada no palacete e atingiu 4 crianças que brincavam junto ao mesmo. Talvez, e a partir daí tanto o palacete como o edifício escolar que estava nas imediações, foi deixado para trás, e os estudantes, foram colocados num outro edifício, que estaria a ser construído e que teria inauguração em 2011.
No ano de 2017, houve um projeto para a reconstrução daquela que seria a antiga escola secundária. Este projeto foi avançado pela Santa Casa da Misericórdia, para a construção de um lar.
Já no ano de 2018, o projeto foi aprovado.
O Palacete da família Pereira, será reconstruído pela Câmara Municipal e será colocado à disposição da população, não só como museu, mas também para a realização de eventos culturais.