Casa da Viscondessa
A Casa da Viscondessa, é uma casa cheia de história que foi projetada pelo arquitecto Marques Silva.
Inaugurada no início do séc. XX esta lindíssima casa agora num estado de degradação vista aos olhos de quem passa foi utilizada para a gravação de uma série juvenil "Triângulo Jota".
O Dono da Casa viajou com apenas 16 anos para o Brasil onde criou maior parte da sua fortuna.
Depois da vida atribulada que teve abriu uma fábrica de produtos farmacêuticos, com o intuito de comercializar e aperfeiçoar os medicamentos que um dia o tinham curado.
Durante os anos que esteve no Brasil, casou com uma jovem e estes tiveram 6 filhos. Uns anos depois a sua esposa faleceu e ele regressou a Portugal.
Em Portugal conheceu a sua segunda esposa e foram viver para o Porto. Durante a sua vida em Portugal este viajava várias vezes para o Brasil para ver os filhos e tratar do negócio farmacêutico .
Por ser muito rico e generoso, o Rei D. Manuel II, deu-lhe o titulo de Fidalgo cavaleiro e mais tarde o titulo de Visconde.
Ele e a família vinham várias vezes passar férias à casa do sogro e certo dia pediu-lhe para aumentar à casa, este recusou, mas, no entanto, deu-lhe um terreno para que pudesse construir a sua própria casa.
Foi então construída a tão conhecida, Casa da Viscondessa, porque a sua esposa também assim era tratada e conhecida.
Nenhum dos seus descendentes quis ficar com a casa foi então, um neto da Viscondessa, o Engenheiro Afonso, também dono da casa Marmorial, quem tomou posse da mesma para não ser vendida a pessoas que não pertencessem à família.
Infelizmente a casa nunca teve obras de recuperação e actualmente a casa encontra-se num estado de degradação muito avançado.
A casa possui ainda uma capela privativa.
Álbum
Por: Hugo Santos