Solar Assombrado
Antes de contar a história do solar vou partilhar com vocês o que aconteceu durante a exploração a este lugar.
Talvez depois dos boatos que já há tanto tempo se ouve sobre este lugar nos tenha metido um pouco de receio, mas, como não ligámos muito a boatos e aos diz-que disse, lá fomos nós visitar este espaço.
Logo após atravessar a porta, sentimos um ar pesado, algo estranho porque o local não tem janelas e o ar circula facilmente. Continuamos a nossa exploração, alguns arrepios fizeram-se sentir no nosso corpo, mas o mais estranho, foi a câmara fotográfica, ter deixado de fotografar. Liguei e desliguei e nada, mexi na objetiva e nada, até que voltou a funcionar.
Algo estranho na minha opinião.
Mas, vamos lá contar um pouco da história deste solar.
Não se sabe ao certo em que ano foi edificado o edifício, mas, suspeita-se que seja de origem medieval, pois assim o parece devido à torre que ainda hoje conserva.
Sabemos, que o solar foi reedificado na última década do século XVIII, desenvolvendo-se em torno da torre, eventualmente, também alvo de profundas alterações, numa planta em U. Ao contrário do habitual, os braços mais alongados encontram-se na zona traseira da casa.
A fachada principal é composta pela torre, e por uma escadaria que dá acesso ao andar nobre.
Dentro do edifício, já nada resta do que seria o solar.
Sabemos que o solar era para ser recuperado, começaram as obras de reparação do espaço, mas o que é certo é que a reconstrução do imóvel parou. Parece que algo estranho aconteceu e que as obras acabaram por ser mesmo canceladas.
Será que o que falam à cerca do solar é verdade?
Por: Hugo Santos