sábado, 27 de abril de 2019

Quinta do Duque


Quinta do Duque 


Situada perto da nossa capital, outrora quinta de recreio dos duques de Lafões. A quinta, era composta pelo palácio, por zonas de lazer, pelas casas dos caseiros, por uma capela, e pelas adegas. 
A propriedade, está completamente abandonada, já nada, ou quase nada resta dela, mas ainda se consegue ver o quão bonita seria. 



O edifício principal, embora esteja muito degradado devido à ação erosiva dos anos, a ocupações ilegais e aos roubos, é considerado por alguns como o introdutor do neoclassicismo em Portugal. 


Nos primórdios do século XX, foi vítima de um incêndio, e foi mais tarde remodelado por um tal de "Crespo", sendo mais tarde herdada pelo Capitão de Artilharia, Felix da Silva Figueiredo, que ocupou o cargo de Governador Civil de Lisboa em 1935. 
Sabemos que, mais tarde, o edifício foi um armazém de produtos agrícolas.



Por o que um vizinho do local nos contou, a quinta já serviu para jogos conhecidos como, Paintball, seria uma espécie de local de treinos. 
Agora, a quinta só serve para colocarem os animais em pasto e quem sabe ser visitados por colegas que como nós, visitam estes locais.  



O futuro da quinta é incerto, e muito provavelmente irá ruir e ser esquecido um marco tão importante para aquela freguesia.








Por: Hugo Santos 

Casa 1904


Casa 1904


Situada numa pacata e pequena aldeia do Norte de Portugal, a Casa 1904 é mais um exemplo de abandonados do nosso país. 
Não sabemos nada à cerca da sua história e a quem pertenceu, pesquisamos e entramos em contacto com a Junta de Freguesia que não nos respondeu e com a Câmara Municipal, que infelizmente não tinha qualquer informação.  


Pelo estilo de casa, pela sua arquitetura, pelo seu exterior e interior, podemos dizer que esta propriedade pertenceu a uma família abastada. 
Sabemos por a data marcada no portão, a moradia terá sido construída em 1904. 




A moradia de estilo brasileiro, encontra-se completamente degrada. Além do pleno estado de degradação, a casa ainda possuí alguns móveis, como cómodas, mesas, cadeiras, camas, e outros objetos. 















Por: Hugo Santos

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Casa do Professor

Casa do Professor 


A Quinta da Parreira, ou Casa do Professor é mais um incrível abandonado, que infelizmente não conseguimos visitar o seu interior. 
Apesar da sua localização ser "segredo de estado", para evitar vandalismos neste palácio, o TheExplorer.pt, conseguiu depois de muito procurar a sua localização e num dia de manhã fomos até lá.  
Apesar dos grandes portões estarem fechados, conseguimos entrar para o seu terreno, e assim, tentar entrar no seu interior. 
Infelizmente não conseguimos aceder ao interior, devido à falta de piso e à falta das escadas interiores, pois, com o tempo e o abandono estavam todas podres, o que impossibilitou a nossa subida. 


Mas, vou deixar-vos aqui um pouco da história deste belíssimo palacete.
O nome, deriva dos seus antigos proprietários, apesar de ter vivido aqui um professor. 
O seu primeiro proprietário, foi um tal Doutor Aguiar, foi um conhecido médico da região e proprietário de várias propriedades, no Porto e também na região onde se situa a famosa Quinta da Parreira.  
Sabemos que a propriedade, terá sido vendida durante o século XX, a Domingos Parreira, um ilustre cidadão. 
Após a morte deste último proprietário, a quinta passou para a posse de um sobrinho por herança. Infelizmente, e seguindo os passos do tio, este acabou também por falecer, deixando aos seus descendentes, mas que estes não ligaram e ficou ao abandono. 
Também e pelo que sabemos, nesta moradia, viveu o insigne Professor Doutor António de Castro Alves Ferreira, um senhor muito estudado e bastante conhecido, mas que infelizmente sofreu um ataque cardíaco fatal. 


Este imóvel, é uma casa romântica com aspirações a palacete. A sua fachada revestida a azulejos, o seu interior riquíssimo, as dimensões das divisões e a dimensão exterior do edifício é sem sombra de dúvida uma afirmação de grande estatuto social.
Infelizmente toda esta beleza, de nada lhe valeu, a casa está deitada ao abandono, apesar de haver um vizinho que ainda vai tomando conta dela. 
Neste momento encontra-se em completo estado de degradação. 







Por: Hugo Santos 

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Igreja da Imaculada Conceição

Igreja da Imaculada Conceição


Por aqui, já nada resta
nem as memórias, nem a religião
Por aqui, já nada presta,
Agora, só mesmo a solidão. 

                             (TheExplorer.pt)












Por: Hugo Santos 

Casa do Caçador - O museu da Caça

 Casa do Caçador  Tudo começou no dia 19 de Fevereiro. Embarcávamos talvez, na maior experiência de abandonados que já tínhamos vivido.   Nó...