Quinta do Duque
Situada perto da nossa capital, outrora quinta de recreio dos duques de Lafões. A quinta, era composta pelo palácio, por zonas de lazer, pelas casas dos caseiros, por uma capela, e pelas adegas.
A propriedade, está completamente abandonada, já nada, ou quase nada resta dela, mas ainda se consegue ver o quão bonita seria.
O edifício principal, embora esteja muito degradado devido à ação erosiva dos anos, a ocupações ilegais e aos roubos, é considerado por alguns como o introdutor do neoclassicismo em Portugal.
Nos primórdios do século XX, foi vítima de um incêndio, e foi mais tarde remodelado por um tal de "Crespo", sendo mais tarde herdada pelo Capitão de Artilharia, Felix da Silva Figueiredo, que ocupou o cargo de Governador Civil de Lisboa em 1935.
Sabemos que, mais tarde, o edifício foi um armazém de produtos agrícolas.
Por o que um vizinho do local nos contou, a quinta já serviu para jogos conhecidos como, Paintball, seria uma espécie de local de treinos.
Agora, a quinta só serve para colocarem os animais em pasto e quem sabe ser visitados por colegas que como nós, visitam estes locais.
O futuro da quinta é incerto, e muito provavelmente irá ruir e ser esquecido um marco tão importante para aquela freguesia.
Por: Hugo Santos