Casa do Professor
A Quinta da Parreira, ou Casa do Professor é mais um incrível abandonado, que infelizmente não conseguimos visitar o seu interior.
Apesar da sua localização ser "segredo de estado", para evitar vandalismos neste palácio, o TheExplorer.pt, conseguiu depois de muito procurar a sua localização e num dia de manhã fomos até lá.
Apesar dos grandes portões estarem fechados, conseguimos entrar para o seu terreno, e assim, tentar entrar no seu interior.
Infelizmente não conseguimos aceder ao interior, devido à falta de piso e à falta das escadas interiores, pois, com o tempo e o abandono estavam todas podres, o que impossibilitou a nossa subida.
Mas, vou deixar-vos aqui um pouco da história deste belíssimo palacete.
O nome, deriva dos seus antigos proprietários, apesar de ter vivido aqui um professor.
O seu primeiro proprietário, foi um tal Doutor Aguiar, foi um conhecido médico da região e proprietário de várias propriedades, no Porto e também na região onde se situa a famosa Quinta da Parreira.
Sabemos que a propriedade, terá sido vendida durante o século XX, a Domingos Parreira, um ilustre cidadão.
Após a morte deste último proprietário, a quinta passou para a posse de um sobrinho por herança. Infelizmente, e seguindo os passos do tio, este acabou também por falecer, deixando aos seus descendentes, mas que estes não ligaram e ficou ao abandono.
Também e pelo que sabemos, nesta moradia, viveu o insigne Professor Doutor António de Castro Alves Ferreira, um senhor muito estudado e bastante conhecido, mas que infelizmente sofreu um ataque cardíaco fatal.
Este imóvel, é uma casa romântica com aspirações a palacete. A sua fachada revestida a azulejos, o seu interior riquíssimo, as dimensões das divisões e a dimensão exterior do edifício é sem sombra de dúvida uma afirmação de grande estatuto social.
Infelizmente toda esta beleza, de nada lhe valeu, a casa está deitada ao abandono, apesar de haver um vizinho que ainda vai tomando conta dela.
Neste momento encontra-se em completo estado de degradação.
Por: Hugo Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário